Pages

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

amigos enfluenciam no comportamento de nossos filhos


NÃO VOU MAIS TE CHAMAR DE MAMÃE
Postado em novembro 03, 2008 11:49 |

Há uns dias atrás, minha filha mais velha, de 9 anos, durante uma refeição em família onde estávamos todos reunidos – pai, mãe, irmã, avós, tio – me surpreendeu com a seguinte afirmação: “Não vou mais te chamar de mamãe. Daqui para a frente vou te chamar de mãe.”

Passado o susto e procurando esconder a minha frustração e espanto, lhe perguntei o por quê, e ela tentou me convencer de que o termo “mamãe” só é empregado por crianças muito pequenas, e ela já não é mais uma criança pequena e que, no seu grupo de amigos, ninguém mais chama seus pais de papai e mamãe. Ou seja, usando o vocabulário da galera: isso é pagar mico!

Mas o que pode significar uma decisão dessas que, à primeira vista, não quer dizer nada de mais, afinal a imensa maioria das pessoas referem-se aos seus progenitores como pai e mãe mesmo?

Não é tão simples assim. É claro que eu e meu marido optamos por ensinar nossas filhas a nos chamar pelo diminutivo, por acharmos mais carinhoso, uma escolha familiar. O que quero chamar a atenção é para o fato de que foi a primeira manifestação da parte de minha filha em comparar os valores da família com a de seus coleguinhas, e optar por ser como eles, fazer o que a maioria faz.

Fazer amizades é algo normal e sadio. A Bíblia registra a importância de ter amigos (Pv 17:17); dá exemplos de amizades sinceras e duradouras (Davi e Jônatas, Noemi e Rute), e é nosso dever como pais incentivar nossos filhos a ter amigos.

O problema é que a criança nem sempre consegue discernir quais as boas e más companhias, os bons e maus exemplos. Cabe a nós estarmos atentos com quem nossos filhos estão se relacionando. Até que ponto eles estão sendo influenciados ao invés de influenciar com o bom exemplo de pequenos cristãos?

A tendência da criança é se distanciar dos valores familiares e associar os valores do seu rol de amigos. Precisamos observar de perto a escolha das amizades de nossos filhos, desde a mais tenra idade.

Preste atenção em quais nomes de amigos seu filho mais fala. Tente saber dele mais sobre esses amiguinhos, como é seu comportamento em sala de aula, se é desobediente com a professora, violento com os amigos, se fala demais em momentos inoportunos. Se houver a oportunidade desse amigo ir até a sua casa, abra as portas para ele! Essa é a melhor forma de saber como é essa amizade, quando as crianças estão próximas de você, onde poderá ouvir o que eles conversam e analisar o comportamento de cada um deles.

Crie no seu filho, através do diálogo aberto, a consciência de que ele é o bom perfume de Cristo, que, ao invés de se deixar levar pelo comportamento da maioria, vale a pena ter uma identidade própria e, com isso, influenciar os coleguinhas a agir de maneira diferente. Mas para isso ele precisa ter auto-estima; necessita saber da sua importância dentro da família, da igreja e, principalmente, saber da sua importância para Deus.
Segundo a psicopedagoga Irene Maluf, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), “crianças e jovens inseguros, com baixa auto-estima e com vinculação pobre com sua família, tendem a seguir o padrão de comportamento dos amigos para serem aceitos e valorizados pelo grupo...” (www.bolsademulher.com)

Nós temos a missão de permitir ou não que nossos filhos se associem à pessoas que lhe farão bem ou mal. Não podemos nos excluir dessa tarefa, seja por comodismo, seja por medo de magoar nossos filhos.

Dar limites às nossas crianças, também no âmbito da amizade, só lhes fará bem.

Incentive seu filho a ter como principal amigo Jesus, que diz: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.” (Jo 15:14)

Minha filha, depois de uma conversa onde expliquei a importância das palavras carinhosas entre os membros da família, continua me chamando de mamãe. Pelo menos, por enquanto!

Márcia Regina Dvoranen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © PASTORA NONETE MARIA COMO LIDAR COM ADOLECENTES. Template created by Volverene from Templates Block
WP by WP Themes Master | Price of Silver